Você está no meio de reunião importante e quer dar sua opinião. Como você se comporta: interrompe na primeira oportunidade e simplesmente fala ou pondera e deixa para o momento mais oportuno? Fim do expediente, aquele momento descontraído no ambiente de trabalho… Você relaxa ou segue com a postura exigida para aquele lugar? E sobre a sua rotina: ela começa quando você chega ao escritório ou ainda na escolha da roupa para o ‘casual day’ de sexta-feira, por exemplo? Saber responder a essas perguntas é fundamental para seu autoconhecimento. É através desses questionamentos que você vai saber se está passando uma imagem profissional condizente ao que deseja. Ficou com dúvida? Eu te ajudo a seguir.
Comportamento, comunicação e aparência: os pilares da imagem profissional.
O comportamento fala sobre suas ações, atitudes, posturas e comprometimento. Uma reação explosiva quando surge um problema, por exemplo, pode colocar tudo a perder. Por mais nervoso que a situação te deixe naquele momento, pondere. Isso também vale para o outro lado: por mais que o clima esteja descontraído, ali é seu ambiente de trabalho. Encontrar esse meio do caminho, alinhando o seu jeito de ser e o contexto que você está inserido, nem sempre é fácil… mas, é possível!
A comunicação é o pilar mais complexo, afinal, tudo comunica. O vocabulário merece cuidado: é essencial saber se expressar para que não haja ruído. Você não precisa e não deve deixar sua opinião de lado. Mas, respire antes de verbalizar. Use suas experiências pessoais e principais habilidades para te ajudar a ser, sempre, o mais claro possível. Adapte sua mensagem ao outro, diga o que não foi dito e, se preciso, questione: “ficou alguma dúvida?”. Aliás, é nesse momento que entra outro tipo de comunicação: a não verbal. Atenção aos gestos, expressões faciais e a postura. Nem demais, nem ao ponto de parecer apático. Seja natural, mas, antes de tudo perceba o entorno. A escuta ativa faz parte do saber se comunicar. É através dela que você vai demonstrar interesse nas informações que outras pessoas estão te passando e gerar conexões.
A aparência está por último, mas, podemos considerá-la a mais impactante se levarmos em conta que a primeira impressão é a que fica. É ela que transmite credibilidade, simpatia, atratividade e, até, poder. Então, esse autocuidado começa a contar bem antes de você chegar ao trabalho. Começa na rotina de casa, na escolha da roupa, nos cuidados pessoais e até de higiene. Já pensou chegar em uma reunião importante com uma roupa suja ou furada? A forma como você se cuida demonstra inconscientemente como irá cuidar do trabalho.
A interpretação da nossa imagem profissional pode mudar de acordo com o ambiente. Mas, manter a essência é fundamental para que sejamos lineares, para firmar nossa credibilidade e consistência. É importante ter em mente que a imagem que temos de nós mesmos nem sempre é igual a percepção das outras pessoas. Por isso, fazer a gestão dos três pilares da imagem profissional, alinhados a quem somos e ao nosso objetivo, minimizam o impacto e uma possível má intepretação do outro sobre você. É fundamental fazer esse movimento de olhar para dentro e para fora, ouvindo feedbacks e pessoas próximas, para saber se a imagem que estou passando é aquela pela qual desejo ser reconhecido.
Esse conteúdo fez sentido para você? Me conta nos comentários. Também vale dividir sua experiência para que eu possa te ajudar ou para que você possa servir de inspiração para os demais. Até a próxima.