Nosso estilo de liderança tem muito a ver não só em como lideramos no trabalho, mas também em nossa vida e relações como um todo. Conhecer seu estilo te dará uma visão clara de tendências de comportamentos, reações diante das situações, tomadas de decisão, a forma como se comunica, o que valoriza etc.
Apesar de termos uma tendência – a um ou um grupo próprio de estilos – para lidar com as pessoas e situações, nem todos os estilos são favoráveis ou recomendáveis para determinadas situações. Daniel Goleman, em “Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso” classifica os estilos de liderança:
Líderes visionários
- Mobilizam pessoas rumo a uma visão.
- Deixam claro como o trabalho de cada pessoa se enquadra, numa visão maior da organização.
- Seus padrões de sucesso e recompensas são claras.
- Feedback: Leva em consideração se aquele desempenho ajuda ou não no progresso do objetivo.
- Flexibilidade: Estabelece o fim, geralmente dá bastante liberdade para que as pessoas busquem os meios.
- Momentos ideais: Quando a empresa precisa de um novo rumo, direção mais clara.
Líderes treinadores
- Desenvolvem pessoas para o futuro.
- Ajudamas pessoas a identificarem suas forças e fraquezas e as vinculam as suas aspirações pessoais e profissionais.
- Feedback: são abundantes, com instruções e acordos de responsabilidades. Fornecem tarefas desafiadoras.
- Flexibilidade: As pessoas se sentem livres para experimentar, pois sabem que obterão um feedback rápido e construtivo.
- Momentos ideais: Colabora para o desenvolvimento a longo prazo das pessoas e melhora sua performance.
Líderes afetivos
- Criam vínculos emocionais e harmonia, colocam as pessoas em primeiro lugar.
- Criam um efeito positivo nas comunicações, pessoas que se gostam, conversam mais, trocam ideias, compartilham inspirações.
- Feedback: é amplo e positivo, proporcionando a sensação de reconhecimento e recompensa pelo trabalho bem-feito.
- Flexibilidade: Ajusta as regras que são de fato relevantes, dá liberdade para as pessoas realizarem o trabalho da forma que acharem mais eficaz.
- Momentos ideais: Motivar em momentos de estresse e conflitos.
Líderes democráticos
- Obtém senso de participação, ouvem as pessoas, adesão, confiança, respeito e compromisso.
- Feedback: Ao ouvir as preocupações das pessoas, o líder sabe o que fazer para manter o moral elevado.
- Flexibilidade: Ao permitir a influência das pessoas nas decisões, isso afeta suas metas, como realizam o trabalho, isso aumenta a flexibilidade e a responsabilidade.
- Momentos ideais: Para obter mais ideias e soluções, senso de participação e influência.
Líderes modeladores
- Esperam excelência, autodireção, muito exigentes.
- Fixam padrões de desempenho extremamente altos e os exemplificam pessoalmente;
- São obcecados em fazer as coisas melhor e mais rápido.
- Feedback: Aponta rapidamente o mau desempenho e exige resultados, caso a pessoa não alcance as expectativas, é substituída.
- Flexibilidade: Baixa pela exigência e necessidade de resultados rápidos.
- Momentos ideais: Quando a equipe está́ motivada e são altamente competentes.
Líderes coercivos
- Tomam ações radicais, sem questionamentos.
- Exigem o cumprimento imediato.
- A flexibilidade é a mais atingida pelas decisões extremas do líder.
- Momentos ideais: Momentos de crise, colaboradores problemáticos e hábitos já desgastados.
Como vimos, cabe ao líder transitar entre os estilos para escolher as melhores atitudes em cada situação apresentada. Note como o contexto e o perfil das pessoas lideradas são valiosos nessa escolha.
Dica para autoavaliação: Quais são os estilos que utilizo mais? Quais preciso desenvolver? Quais foram as situações que tive sucesso? Qual era o estilo que estava utilizando? Seria como uma caixa de ferramentas, onde temos mais facilidade de usar por exemplo o martelo, mas ele não irá servir para todas as situações, no caso de cortar a madeira, precisamos do serrote.
Por isso precisamos saber que temos essas ferramentas a mão, e praticar para utilizá-las no momento oportuno.
Coragem e Movimento!