Final de ano chegando e entramos no momento de planejar. Independentemente de onde você esteja na sua carreira, traçar os objetivos para os próximos meses, e ano que virá, é uma injeção de ânimo profissional para o seu desenvolvimento.
O primeiro passo para a realização de um objetivo se chama planejar. Caso contrário, a meta vira desejo e você vai chegar ao fim do ano com o sentimento de frustração.
Separei um passo a passo para o seu planejamento, que faz um movimento diferente do convencional, onde olhamos apenas para frente. Aqui, também olhamos para trás, para buscar conquistas, aprendizados e alinhamentos necessários:
Olhe para trás
- Liste suas últimas conquistas;
- Descreva quais foram os aprendizados com cada uma delas;
- A partir disso: o que você pode potencializar que irá te ajudar no seu objetivo?
- Liste também o que é preciso aprimorar e desenvolver;
O objetivo nesta fase é você se apropriar de tudo que é seu. Não subestime essa etapa! Você irá notar o quanto já caminhou, o que foi conquistado até o momento e que tem pontos fortes que te ajudarão no percurso.
A meta
- Estabeleça a meta;
- Lembre-se: ela precisa ser desafiadora e ao mesmo tempo alcançável;
Defina o prazo que você sabe que dará conta;
Alinhamento
Questione: esta meta vai de encontro com os meus valores?
Do que preciso abrir mão para alcançá-la? Sim, uma escolha sempre tem perdas e ganhos…e você precisa estar consciente deles.
Olhe para frente
- Dilua o processo;
- Transforme a meta gigante em pequenas ações;
Inclua essas ações na rotina.
É muito importante ter em mente que, no meio do caminho, ajustes serão necessários. A vida é movimento, imprevistos também acontecem e está tudo bem! Faz parte do caminhar, por isso o planejar é essencial para visualizar possíveis barreiras, e definir rotas alternativas, caso seja necessário.
Agora, esteja atento: a falta de clareza de qualquer um dos pontos acima pode te fazer procrastinar ou te levar para onde não gostaria. Por isso o autoconhecimento se torna essencial sempre.
Coragem e Movimento.