“Antes de acreditar na mensagem, precisamos acreditar no mensageiro”
A confiança é a base das nossas relações. A verdadeira liderança, que influencia, engaja e traz resultados positivos, começa pela transmissão de confiança. As pessoas somente irão ouvir, seguir e apoiar aqueles que confiam e acreditam. Baseada na Harvard Business Review, a confiança tem como base os 3 elementos:
EMPATIA
A empatia é o elemento de conexão com as pessoas.
Demonstrar que você se preocupa, que se importa com as pessoas, com suas preocupações e tudo que está relacionado a elas tanto no trabalho como até na vida pessoal.
Compreender seus sentimentos e emoções, o que as motivam, as razões pelas quais tem determinado comportamento, seus padrões de funcionamento e pensamentos.
Adaptar sua comunicação, para que sua mensagem seja eficiente. Falar com palavras e da forma que a outra pessoa irá compreender.
Boa parte da comunicação está na qualidade da sua escuta, o quanto está presente naquele momento e aberto(a) para tudo que está sendo falado, isso também está relacionado ao seu interesse, tanto na pessoa quanto no assunto.
Criar uma sinergia entre as pessoas e o time, demonstrar como elas podem contribuir e como juntas podem ir mais longe.
Ninguém irá confiar em alguém que se mostra desinteressado(a) e que foca apenas em seus objetivos.
Empatia na prática:
- Elogiar de forma genuína.
- Contribuir numa conversa.
- Adaptar sua forma de se comunicar.
- Criar um ambiente de cooperação.
- Reconhecer as necessidades das outras pessoas.
- Dar feedbacks honestos, com objetivo de desenvolvimento.
AUTENTICIDADE
A autenticidade tem a ver com seu grau de autoconhecimento, como você se relaciona consigo mesmo(a), e sua autoconfiança.
Conhecer a fundo os seus pontos fortes, pontos de melhoria, o que pode ser uma grande interferência para você, e como as pessoas nos enxergam tem a ver com a autopercepção e seu autoconhecimento.
Ter empatia consigo principalmente em momentos mais desafiadores, como lida com as próprias emoções e como usa sua mente ao seu favor. Tudo isso de forma honesta, pois a sinceridade começa conosco.
A questão da autoconfiança pode estar relacionada a muitos fatores, se esse é um ponto que você precisa trabalhar, comece respondendo: “O que preciso fazer para melhorar minha autoconfiança?” Comece com pequenos passos.
O ambiente que estamos influencia muito a forma como nos expressamos, e nos colocamos nas situações. Quanto mais segura as pessoas se sentirem, mais irão se demonstrar de forma autêntica.
O grande desafio aqui é falar sobre as nossas vulnerabilidades, dificuldades e medos. Encontrar o ponto onde isso irá nos conectar com as pessoas e não nos expor demais, pode ser uma saída.
Não haverá confiança, se as pessoas não sentirem que estão lidando com seu “eu verdadeiro”.
Autenticidade na prática:
- Conheça seus pontos fortes e pontos de melhoria.
- Reconheça suas verdadeiras necessidades.
- Trabalhe sua autoconfiança.
- Seja honesto(a) consigo.
- Fale sobre dificuldades que já passou.
- Contribua para que as pessoas se expressem de maneira segura.
COERÊNCIA
Pense na coerência através desses 4 fatores:
Conhecimento e habilidade: o quanto se demonstra capaz, tem conhecimento sobre o assunto, experiência na área, habilidade para lidar com as demandas da função e se mantém atualizado.
Comportamento: fazer o que fala, cumprir com o prometido e evitar criar expectativas irreais e ao mesmo tempo inspirar possibilidades. Ter uma posição positiva, pensar em soluções. Ser honesto nas atitudes, reconhecer falhas e construir a partir daí.
Decisões: a empatia e a experiência, contribuem para decisões com bom senso. Prever possíveis problemas e tomar decisões rápidas.
Comunicação: deixar um espaço aberto para conversas, para que as pessoas tenham liberdade de se expressarem e contribuírem.
Ter uma comunicação eficiente, muitas vezes os problemas estão na forma como passamos a mensagem, ou como as pessoas interpretam, de qualquer forma a responsabilidade é de quem transmite a mensagem.
Coerência na prática:
- Cumprir com o prometido.
- Decisões com bom senso.
- Estar comprometido com o time.
- Prever problemas e agir.
- Trazer ideias que inspirem confiança.
- Ter uma comunicação eficiente.
Faça sua própria avaliação. Qual desses elementos precisa dar mais atenção?
Ter clareza de como funciona a transmissão de confiança, irá te ajudar a trabalhá-la em si e em situações em que é preciso recuperá-la.
Coragem e Movimento!