A comunicação passa por várias fases desde: o que quero dizer, o que eu digo, o que a pessoa entende e como ela processa o que entendeu. Cada uma dessas fases tem suas próprias interferências ou barreiras, o importante aqui é ter consciência de como elas atuam, para criarmos estratégias eficientes de comunicação.
Habilidades de comunicação são essenciais na construção de líderes de sucesso, e tão importante quanto desenvolvê-las, é conhecer as barreiras do percurso e como elas atuam. Veja algumas dessas barreiras abaixo e, ao final desse artigo, sugestões de como superá-las.
1. Não dizemos o que realmente queremos dizer
Por medo, raiva ou nervosismo de lidar com uma situação, fico com pressa e quero resolver logo o assunto, não quero lidar mais com esse “problema” e respondo qualquer coisa ou pior: falo algo inapropriado e me arrependo. O medo ou nervosismo também pode bloquear a mensagem, não digo o que queria, pois tenho dificuldade de me expressar nessa situação ou contexto.
2. Acreditamos que a pessoa irá entender
Na minha mente o assunto está tão esclarecido, que sou objetivo(a) demais na minha comunicação, o que pode ficar vago. Posso também entender tanto do assunto que acredito que a pessoa também tem esse conhecimento.
3. Nosso tom de voz e linguagem corporal não correspondem a mensagem
Todos os elementos precisam estar em sintonia e coerência para não virarem uma interferência. Pense em harmonia e evite extremos, se movimentar demais ou ficar parado, gesticular demais ou não usar as mãos para enfatizar a mensagem, e respeite seu estilo de comunicação.
4. Uso de vocabulário limitado ou palavras com significados diferentes
Adaptar e pesquisar a linguagem do seu público é essencial, e atenção a termos muito técnicos ou com diferentes interpretações, esclareça os significados.
5. Falta de foco
Algumas possibilidades são:
- As pessoas não estão interessadas.
- Acreditam que sabem o que será dito.
- A cabeça está em outro lugar.
- Outra coisa prende nossa atenção.
Nessas situações cabe a nós chamarmos e prendermos a atenção com quem estamos falando, usando técnicas de apresentação ou nossas habilidades de oratória. Pense também em ser o suficiente, falar o essencial sem perder a profundidade, para que a mensagem alcance o seu objetivo.
Quando a mensagem não é compreendida, a responsabilidade é sempre nossa!
Para a comunicação assertiva, o primeiro passo é compreender quem é seu interlocutor, qual o vocabulário deve ser utilizado (mais básico ou mais técnico?) Quais são suas prioridades e como ele vê o mundo. A interpretação desta persona é essencial para a estratégia de comunicação afinal, só posso tocar verdadeiramente alguém que eu sei quem é.
Como saber se a pessoa compreendeu?
Pergunte, valide, não tire conclusões antecipadamente. A interpretação da mensagem depende muito da cultura, o que a pessoa acredita, o que valoriza, seus padrões de pensamentos etc. Diversos fatores podem influenciar, por isso fazer uma validação, solicitar um feedback é essencial.
E se a pessoa mesmo assim não entender a mensagem?
Mudamos a forma da mensagem, pode ser um exemplo, uma história, uma metáfora etc. Comunicação é treino, então pratique e sempre esteja atento ao feedback das pessoas. Coragem e movimento!